Visitantes:

terça-feira, 29 de março de 2011

Série Mordomia - Parte 7.

Ministério Igreja Sem Fronteiras
Departamento de Unidade Cristã

     Caros Irmãos,

     Dando sequência à série de textos relacionados à mordomia cristã, publicamos a quinta parte de um texto de estudo de preparação para o Terceiro Congresso Lausanne sobre Evangelização Mundial - Cape Town 2010, realizado entre os dias 16 e 25 de outubro de 2010, na Cidade do Cabo, África do Sul.
     Interessante sua leitura, uma vez que se trata da nossa mordomia sobre tudo que o Senhor deixou para nós administrarmos nessa terra.
     Boa leitura!

O Por que da Mordomia

Por que um Deus que pode e conhece todas as coisas, que está no controle de tudo que criou, nos designou como mordomos dos Seus recursos?

Deus não precisa que sejamos Seus mordomos. Deus é mais do que capaz de gerenciar Sua criação. Se Deus não precisa de nós para sermos Seus mordomos, por que Ele nos escolheu para sermos Seus mordomos?

A Escrituras revelam sete propósitos para os quais Deus nos comissionou como Seus mordomos.

Primeiro, Deus quer que Seus mordomos tenham um caráter irrepreensível. Nossa efetiva mordomia nos leva para o que Deus nos chamou como indivíduos. Carregamos em nós mesmos a imagem de Deus. Isso é um grande privilégio e uma grande responsabilidade. Tal responsabilidade requer a mordomia intencional por toda a vida.

Segundo, Deus busca desenvolver em Seus mordomos um compromisso firme e estável. Nossa efetiva mordomia nos leva a obedecer a Deus independentemente do custo implícito nisso. Deus nos confia recursos sob nossa responsabilidade; dinheiro, bens, inteligência, tempo, liberdade, instituições, relacionamentos de todos os tipos, filhos e posse de coisas que às vezes deixamos entulhar nossas vidas. Em troca disso, Ele espera que gerenciemos essas coisas refletindo nosso compromisso firme e estável com Ele.

Terceiro, Deus quer que Seus mordomos demonstrem conformidade com Sua vontade à medida que nos tornamos mais e mais conforme Sua imagem. Nossa efetiva mordomia nos impele a estarmos em conformidade com a vontade e os desejos de Deus. Somente em nossa persistente e consistente busca de Deus é que Ele revela Seu bom e perfeito plano para nossas vidas. E Sua perfeita vontade para nossas vidas é muito mais superior do que podemos imaginar.

Quarto, Deus deseja que Seus mordomos incorporem compaixão em suas atitudes, ao cumprirem o Grande Mandamento de amar o próximo como a si mesmos. (Lev 19:18). Nossa efetiva mordomia nos leva a colocar as necessidades dos outros acima das nossas próprias. Nas Escrituras lemos sobre o desejo de Deus de que sejamos doadores generosos, de que vivamos prontos para dar. O apóstolo Paulo em 2 Coríntios 8:7 fala sobre o desejo de Deus de que nos destaquemos no “privilégio de contribuir”. Fomos feitos para viver em relacionamentos, em comunidade com outras pessoas. E Deus deseja que compartilhemos o coração dEle com aqueles que Ele coloca em nosso caminho.

Quinto, Deus deu a cada um dos Seus mordomos um chamado singular. Nossa efetiva mordomia nos leva a cumprir nosso papel singular no Corpo de Cristo (1Cor 12:12-30). Com amor Deus afirma no Salmo 139:13 que Ele nos teceu no ventre de nossas mães. Individualmente somos criaturas singulares, como espécie, somos únicos entre todas as outras criaturas que Deus trouxe à existência.

Sexto, Deus quer que Seus mordomos entendam a singularidade do seu comissionamento. Nossa efetiva mordomia nos leva a reconhecer o privilégio de compartilhar no cumprimento da missão de Deus. Ao nos tornarmos efetivos mordomos em cada área de nossas vidas, nos tornamos melhor preparados para exercer um papel, pequeno ou grande, no comissionamento singular de compartilhar as Boas Novas de Jesus Cristo.

Sétimo, Deus quer que Seus mordomos estejam engajados em uma celebração sem fim da Sua glória. Nossa efetiva mordomia nos leva a glorificar continuamente Aquele que nos escolheu para sermos Seus mordomos. À medida que amadurecemos em nossa mordomia, nossa motivação pelo gerenciamento de Seus dons reflete cada vez mais nosso desejo de glorificá-lO, honrá-lO e louvá-lO simplesmente porque Ele é digno.

(Continua...)

Fonte: Mordomia do Reino: Equipar Discípulos, Mobilizar Recursos e Utilizar Tecnologia para Avançar a Missão de Deus no Mundo - http://conversation.lausanne.org/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário