Visitantes:

segunda-feira, 14 de março de 2011

Homens da Promessa - Lutando Contra o Mundo .

Ministério Igreja Sem Fronteiras
Departamento de Família
Coordenação de Homens

Entenda o papel do homem na luta contra o mundo e se posicione
diante  dessa luta buscando a graça e aperfeiçoamento em Deus

                        Como homens cristãos, estamos na contramão do mundo. Vivemos em uma luta constante contra o mundo. Mas como temos enfrentado isso? Temos vencido ou perdido esta luta? Quem tem nos influenciado, Jesus ou o mundo?
Leia Mateus 13.22 e Romanos 8.6-8.
Nesses dois livros vamos ver a vida de dois homens da Bíblia, que como nós, lutaram contra o mundo. Primeiramente, nessa edição do Atos Hoje, vamos ver como Sansão lutou contra o mundo. Sansão dispunha de todos os meios para tornar-se um dos maiores líderes de Israel, mas acabou fazendo coisas terríveis. Como pode alguém que começou tão bem acabar tão mal?
Esse homem impetuoso, inconstante, dado a prazeres, melancólico, emocional e imprevisível fornece um bom exemplo de um homem que perdeu na luta contra o mundo (Jz 13.24; 16.21.)

Sinais que levam os homens à derrota:

1. Deixam de tratar fraquezas evidentes de caráter: Sansão lutou com a impureza sexual. Toda vez que deixamos de consertar nossas falhas de caráter, elas se agravam.
2. Enganam a fim de se proteger. Pessoas que flertam a desobediência, muitas vezes enganam outras a fim de se protegerem: Sansão não contava toda a verdade.
3.Agem impulsivamente: Uma vez após outra, Sansão demonstrou sua impetuosidade. Escolheu precipitadamente a sua mulher. O homem que não consegue controlar o seu caráter põe em risco a si e a outros.
4. São vencidos por uma área de fraqueza. No fim das contas, o pecado consome qualquer um que permite livre curso ao mesmo. O enganador foi enganado; o sedutor foi seduzido: Sansão perdeu um jogo perigoso, o que lhe custou tudo.
5. Usam mal os dons recebidos de Deus: Sansão possuía enorme força e unção divina, mas considerou isso natural. Usou seus dons para vingança pessoal. Quando um homem usa mal os dons de Deus, seguem-se sérias e inevitáveis consequências.

O que acontece quando os homens perdem a capacidade de aprender? A vida egoísta e indisciplinada bem como a natureza arrogante de Sansão o incapacitaram de aprender.

1. Eles confiam em sua própria força e entendimento. Sansão nunca reconheceu Deus como fonte de sua força. Transformou-se de homem ungido em homem arrogante.
2. Não aprendem de suas próprias falhas. A vida de Sansão não revela registro de melhoria, senão somente uma espiral de decadência.
3. Sempre reagem. Homens incapazes de aprender quase que somente reagem.
4. São facilmente derrotados.

Pessoas incapazes de aprender sempre perdem. O caráter defeituoso, não consertado por causa do seu espírito incapaz de aprender, o conduziu à desagregação moral
e ao pecado incorrigível, e com isso, à própria destruição. Dá para imaginar o que poderia ter acontecido se Sansão tivesse se ligado humildemente a Deus ou buscado a orientação do seu povo e se responsabilizado perante o mesmo?

                        Para que os homens aprendam com os seus erros, eles devem ser:

                        Suficientemente grandes - para admitirem os seus erros. Sansão culpou todo mundo. Nunca admitiu o seu pecado nem se humilhou perante Deus.
                       Suficientemente espertos - para tirarem proveito dos mesmos. Uma coisa é saber que você está errado; outra coisa é descobrir por que você errou.
                        Suficientemente fortes - para se corrigirem. Se você não pode implementar mudanças necessárias, você não pode melhorar a si e a sua situação.

                        Para aprendermos mais sobre esse assunto no Seminário Homens da promessa, Deus nos dará sabedoria e força para mudanças verdadeiras.
                        Participe!

Newton Rodrigues

Deseja conhecer mais sobre o Ministério Homens da Promessa?
Então, entre em contato com o Newton: (31) 9135-9017.

Fonte: Atos Hoje, edição de 13 de março de 2011 (Informativo da Igreja da Lagoinha, em Belo Horizonte – MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário