Visitantes:

quarta-feira, 23 de março de 2011

Série Mordomia - Parte 3.

Ministério Igreja Sem Fronteiras
Departamento de Unidade Cristã

     Caros Irmãos,

     Dando sequência à série de textos relacionados à mordomia cristã, publicamos parte de um texto preliminar de estudo para o Terceiro Congresso Lausanne sobre Evangelização Mundial - Cape Town 2010, realizado entre os dias 16 e 25 de outubro de 2010, na Cidade do Cabo, África do Sul.
     Interessante sua leitura, uma vez que se trata da nossa mordomia sobre tudo que o Senhor deixou para nós administrarmos nessa terra.
     Boa leitura!


Introdução

No início do século vinte, uma oportunidade sem precedentes existe para discipular a igreja no padrão bíblico fundamental de mordomia holística. À medida que a igreja se torna cada vez mais consciente das questões de sustentabilidade, busca entender e fortalecer o papel do negócio, e expande a mensagem da graça de dar como motivo central da vida cristã, um ambiente para transformação cria raízes: pessoais e corporativas.

Mordomia centrada em Cristo, ou seja, gerenciamento dos recursos de Deus para Seus propósitos, começará a promover mais responsabilidade em relação aos negócios e ministério, mais colaboração nos esforços ministeriais para maior eficiência, e motivações saudáveis e padrões de doar nas vidas de todos cristãos, independentemente da riqueza, localização ou status.

Seção 1. Mordomia do Reino: Discipulado de Mordomia Centrado em Cristo

Enquanto a maioria dos cristãos, senão todos, aplica a linguagem de mordomia para descrever a missão de Deus no mundo, o entendimento teológico fundamental de mordomia varia grandemente entre denominações e tradições religiosas. Alguns grupos pensam que mordomia é dizimar. Outros acham que mordomia significa voluntariar ou viver um estilo de vida simples. Outros ainda identificam mordomia com conservação ambiental, ação social, doações de caridade ou fazer discípulos através do evangelismo.

Cada uma dessas boas e necessárias atividades apontam para um aspecto essencial da mordomia. Mas cada uma delas isoladamentedeixa de capturar a visão inspiradora da mordomia bíblica como forma de discipulado holístico que engloba toda vocação legítima e chamado para cumprir a missão de Deus no mundo. Nesse sentido, mordomia holística, generosidade transformacional, ministério no local de trabalho, negócio como missão e o movimento da teologia do trabalho, todos compartilham um ponto em comum na questão da origem na visão bíblica de missão como discipulado holítico.

Por que essa visão inspiradora sofreu combates?
Ela sofreu oposição por duas razões principais:

(1) porque evangélicos tiraram a mordomia de um entendimento holístico da missão de Deus para levantar fundos para missões globais e para a igreja local, e (2) porque evangélicos, ao mesmo tempo, mantiveram a distinção problemática entre vocação clerical e vocação comum, que serviu apenas para reforçar o antigo muro que foi eregido entre chamados sagrado e secular.

Como resultado imediato do Primerio Congresso Internacional sobre Evangelização Mundial, John Stott, em suas palestras de Oxford em 1975 entituladas A Missão Cristã no Mundo Moderno, identificou a raiz teológica da causa do problema. Ele discerniu que evangélicos pareciam incapazes de se integrar satisfatóriamente com o Grande Mandamento (Lev 19:18), de “amar o teu próximo como a si mesmo”, com a Grande Comissão (Mat 28:19), de “ir e fazer discípulos de todas as nações.”

A missão de Deus, Stott insistiu em Mateus 5:13-16, “descreve tudo para o que a igreja foi enviada para fazer no mundo. [Ela] engloba a vocação dupla do serviço da igreja de ser o sal da terra’ e a luz do mundo’ (pag. 30-31). O alvo Lausanne é que toda a igreja apresente todo o evangelho para todo o mundo.

Nós do Grupo de Trabalho de Mobilização de Recursos acreditamos que o entendimento correto do escopo da missão de Deus coloca uma responsabilidade de mordomia sobre todos os cristãos para se unirem ao Filho no poder do Espírito para cumprirem o propósito do Pai na criação e redenção. No seu nível mais básico, mordomia bíblica é holística e missional, tocando todas as áreas da vida e aplicada a toda vocação legítima no serviço para Jesus Cristo, que é “o primogênito de toda criação” e “a cabeça do corpo que é a igreja” (Col 1:15-20).

À luz desse sentido de missão, a responsalidade do Grupo de Trabalho de Mobilização de Recursos é oferecer à igreja global um conceito robusto de mordomia do reino e de generosidade através da distribuição de recursos bíblicos estratégicos, e também avançar a oportunidade global de aumentar a coloboração do reino para apoiar ministérios sustentáveis ao redor do mundo através do uso de tecnologias emergentes e conectividade dos tempos atuais sem precendentes.

(Continua...)

Fonte: Mordomia do Reino: Equipar Discípulos, Mobilizar Recursos e Utilizar Tecnologia para Avançar a Missão de Deus no Mundo - http://conversation.lausanne.org/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário