Visitantes:

quinta-feira, 24 de março de 2011

Série Mordomia - Parte 5.

Ministério Igreja Sem Fronteiras
Departamento de Unidade Cristã

     Caros Irmãos,

     Dando sequência à série de textos relacionados à mordomia cristã, publicamos a terceira parte de um texto de estudo de preparação para o Terceiro Congresso Lausanne sobre Evangelização Mundial - Cape Town 2010, realizado entre os dias 16 e 25 de outubro de 2010, na Cidade do Cabo, África do Sul.
     Interessante sua leitura, uma vez que se trata da nossa mordomia sobre tudo que o Senhor deixou para nós administrarmos nessa terra.
     Boa leitura!

O Quem da Mordomia

Quase todos concordam que precisamos ser gerentes operantes e responsáveis de dinheiro, tempo, recursos e oportunidades. Quer falemos de mordomia financeira, mordomia ambiental ou mordomia corporativa, quem argumentaria sobre nosso dever de efetivamente gerenciar cada uma dessas áreas?

Mesmo assim, se voltarmos à definição de mordomia, que é, “administração dos bens de outra pessoa”, determinamos primeiramente o Quem da mordomia. Por definição, estamos gerenciando para outra pessoa. Mas para quem estamos gerenciando essas arenas da vida? Dependendo de quem você pergunta, terá uma variedade de respostas. As Escrituras, entretanto, afirmam que somos gerentes dos bens de Deus. Já em Gênesis 1 vemos que Deus é o único fundador e proprietário do empreendimento cósmico que chamamos de universo. As Escrituras não deixam dúvida sobre sua incontestável posse e controle de tudo que Ele fez, da terra e de seus recursos naturais, plantas e animais.

Em nenhum momento nas Escrituras lemos sobre Deus abrir mão como proprietário de tudo que criou. O Salmo 24:1-2 nos lembra que “do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nEle vivem; pois foi Ele quem fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas”. O direito soberano de Deus sobre Sua criação é ainda reforçado pelo Salmo 50:10-12: “... pois todos os animais da florestas são meus, como são as cabeças de gado aos milhares nas colinas. Conheço todas as aves dos montes, e cuidas das criaturas do campo. Se eu tivesse fome, precisaria dizer a você? Pois o mundo é meu, e tudo o que nEle existe”.

Deus é o Quem da mordomia. Estamos gerenciando para o Deus vivo. Outras pessoas ou organizações podem se beneficiar quando nos tornamos efetivamente mordomos. Mas nossa principal responsabilidade é para Aquele que nos confiou tudo ao nosso cuidado.

O “O Que” da Mordomia

Uma vez estabelecido Deus como criador e proprietário de tudo que vemos e experimentamos, a próxima pergunta é: “O que Deus confiou ao nosso cuidado?”. A Bíblia de Estudo Sobre Mordomia NVI (NIV Stewardship Study Bible) revela mais de uma dezena de áreas diferentes da vida que Deus designou para nós como mordomos. Essas áreas refletem o O Que da mordomia.

Um estudo específico das Escrituras mostra que aos mordomos de Deus foi confiada uma variedade de responsabilidades da mordomia, como: a missão de Deus no mundo; verdade; nova vida em Cristo; bens tangíveis como dinheiro e propriedades; graça e perdão; o meio-ambiente; a revelação de Deus da Sua vontade na Bíblia; instituições como família, o estado e a igreja; nossos corpos; tempo; relacionamentos de todos os tipos na família e na sua extensão; a formação do nosso caráter; nossos vários papéis como servos; e nossos talentos, aptidões naturais e dons espirituais.

Este tipo de gerenciamento completo é uma responsabilidade grande que vai além do ser um sábio encarregado do dinheiro e da propriedade de Deus. Quando este entendimento de mordomia é destilado até sua idéia central, vemos que os mordomos bíblicos são gerentes de confiança do plano de Deus para todas áreas da vida. É claro que o privilégio de ser mordomo de Deus requer que cada um de nós entenda para o que ele ou ela foi chamado para gerenciar. E mais, como povo de Deus enviado para todas as regiões do mundo e setores da sociedade, devemos manter um bom entendimento da dupla vocação de serviço da igreja para ser “o sal da terra” e “a luz do mundo”, e as implicações da nossa vida diária e nossa teologia da mordomia.
(Continua...)

Fonte: Mordomia do Reino: Equipar Discípulos, Mobilizar Recursos e Utilizar Tecnologia para Avançar a Missão de Deus no Mundo - http://conversation.lausanne.org/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário