Visitantes:

segunda-feira, 21 de março de 2011

Série Mordomia - Parte 2.

Ministério Igreja Sem Fronteiras
Departamento de Unidade Cristã

     Caros Irmãos,

     Temos visto, nos últimos tempos, a ocorrência de catástrofes naturais de magnitudes cada vez mais intensas.
     É verdade que todos os anos assistimos pelos telejornais as mesmas catástrofes de sempre, não é mesmo?
     Mas, salta aos olhos as últimas que tomamos conhecimento, que superaram todas as nossas expectativas: chuvas no Rio de Janeiro e Tsunami no Japão.
     Coincidência ou não, várias entidades e organizações, de diversas denominações, por todo o mundo, estão incluindo, já de longa data,  em suas pautas de reflexão, a questão da Mordomia, a qual o Senhor nos confiou esta Terra.
     Por isso, o Ministério Igreja Sem Fronteiras estará postando essas reflexões para que também possamos refletir e relembrar a confiança do nosso Deus em nos dar a guarda do nosso ambiente em que vivemos.
     Nesta segunda postagem, veremos um texto elabolado pela Igreja Batista Boas Novas, de Cuiabá - MT.
     Boa leitura!

Vida Plena e Meio Ambiente

TEMA: VIDA PLENA E MEIO AMBIENTE
Texto:
Gênesis 1.26-31
Data: IBBN, 27/02/11
Propósito: ENSINO
Pr. Carlos Henrique Ribeiro

 Introdução

- Anualmente, as Igrejas Batistas, através da Convenção Batista Brasileira, organização que desenvolve, as ações conjuntas destas igrejas, tem um tema. O deste ano é este: VIDA PLENA E MEIO AMBIENTE.
- É um reconhecimento de que a Vida com Deus envolve se relacionar bem com o Meio Ambiente.
- O motivo que nos leva  adotar esse tema é porque a Bíblia aborta essa temática. Portanto, não podemos deixar de pregar e refletir sobre ele.
- O texto bíblico escolhido para servir de base bíblica para esse tema está em Romanos 8.21-22: “Na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”.
- O Salmo 8, é um belo texto bíblico que fala sobre este tema. Temos muitos outros textos que estaremos trazendo em nossos cultos durante este ano.
- O que escolhi para refletirmos nesse culto é o de Gênesis 1.26-31. É o texto bíblico que nos remete ao início da criação, quando somos chamados às responsabilidades com o meio ambiente. Vamos ler: Gênesis 1.
26 Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.
27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.
29 Disse Deus: “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês.
30 E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. E assim foi.
31 E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

- O texto fala da missão do homem:
SE RELACIONAR COM DEUS, a espiritualidade está em foco
PERPETUAR A ESPÉCIE, a família está em foco
CUIDAR DA CRIAÇÃO, é isto que igreja, estado e empresas estão trabalhando para fazer.
- Esse texto é muito claro ao dizer que

DEUS CRIOU TUDO PERFEITO

v. 31 E “Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia”.
- Nesse texto nos é ensinado que cada passo dado por Deus, no ato da criação DO MEIO AMBIENTE era analisado e emitido um juízo de valor: está bom!
- O meio ambiente é bom!
- Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas." http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente
- Deus criou o universo e colocou leis para reger suas relações para que houvesse harmonia.
- Então, a criação é  regida por leis. Podemos dizer, que o meio ambiente é governado por leis da física, da química, da ética, da espiritualidade, etc.
- Não podemos quebrar estas leis!
- Ultimamente temos sofrido as conseqüências de não respeitarmos estas leis. Sem mencionar a quebra das leis espirituais, vemos o homem interferindo nas leis da natureza e, em conseqüência, sofrido os grandes cataclimas.

AO HOMEM COUBE ADMINISTRAR

28 Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.
29 Disse Deus: “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês.
- Ação de Mordomia
“Encham e subjuguem a terra! Dominem
- Ao homem coube subjugar e dominar
- O conceito de mordomia é que o melhor define esta ordem: “é o exercício dessa capacidade de administração. Mordomia Cristã é o manejo responsável dos recursos do reino de Deus que foram confiados a uma pessoa ou a um grupo” http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=mordomia
- O mordomo toma conta e usufrui
- Ele foi o único animal que foi criado “a imagem e semelhança” de Deus, significando isto que ele poderia se relacionar com o Criador e assim, trabalhar em parceria.
- Mas o homem tomou decisões que não estavam de acordo com as leis do Criador

Gênesis 2.
16 E o SENHOR Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim,
17 mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.
- O interessante aqui é que as leis espirituais estavam atreladas às leis da natureza.
- De alguma forma, tirar da natureza o que não deveria, trouxe prejuízos holísticos para a criação.
- Em virtude da quebra deste relacionamento com Deus, o homem passou apenas a UTILIZAR A NATUREZA, não se vendo como mordomo.

- Ação utilitarista

30 E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. E assim foi.
- O que aconteceu foi que o homem esqueceu seu papel de mordomo e passou apenas a utilizar os recursos da natureza.

Conclusão

- Há um pensamento que corre pela internet  que diz o seguinte:
Todo mundo está 'pensando'
em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará'
em deixar filhos melhores para o nosso planeta?
- Nosso papel, enquanto cristãos,
É AJUDAR A PRESERVR A VIDA!
Seja do planeta, seja do homem.
Como cristãos, pregamos que o homem, desenvolvendo um relacionamento com Deus, se tornará um ser melhor e, conseqüentemente, se verá na condição de MORDOMO da criação
AJUDE A PRESERVA A  VIDA
Projeto de Reciclagem
Fazer isto é ser um BOM MORDOMO

Fonte: http://www.ibbn.com.br (Igreja Batista Boas Novas – Cuiabá – MT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário