Visitantes:

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011 – 2015) - Parte 6.

10. Gratuidade e alteridade, como expressões do Amor, são fontes de paz, reconciliação e fraternidade. São sementes da atitude cristã mais radical: o perdão (cf. Lc 23,34), atitude que deve ser incessantemente testemunhada e transmitida (cf. Mt 18,21-22) a um mundo que se caracteriza pelo crescimento da vingança e da violência como soluções às dores da vida. A radicalidade do Amor de Deus atinge sua extrema manifestação no amor aos inimigos. A reconciliação é o ápice da Nova Lei. Supera toda divisão que nos afasta de Deus e nos separa uns dos outros. O discípulo missionário, ao contemplar Jesus Cristo – e Cristo crucificado! –, reconhece que a loucura e o escândalo (cf. 1Cor 1,18.21) do Reino de Deus chegam a seu ápice na reconciliação (cf. Rm 5,6-8; Lc 23,34).

11. Por certo, a ação evangelizadora e pastoral da igreja trabalha pela reconciliação, o que não significa compactuar com a impunidade, a corrupção e todas as formas de desrespeito aos direitos básicos de toda pessoa. Diante de graves situações que fazem os irmãos sofrerem, o coração do discípulo missionário se enche de compaixão e clama por justiça e paz. Angustia-se diante da inércia e mesmo da omissão. Quer atitudes que superem o mal existente e não permitam o surgimento de mais dor. Esta indignação, porém, não deve afastar o discípulo missionário do ideal de perdão e reconciliação, pois o Reino de Deus só acontece efetivamente quando se responde ao mal com o bem. (cf. Rm 12.17-21)

Fonte: http://www.cnbb.org.br

Um comentário:

  1. um feliz natal !! cheio de paz e alegria para vocês e tua família que o Senhor os abençoe com bençãos sem medida são meus sinceros votos diana

    ResponderExcluir