Visitantes:

quinta-feira, 21 de março de 2013

Lagoinha acolhe viúvas em ministério.

          Há quatro anos o Ministério Viúvas em Ação ajuda mulheres a superar o luto e a desfrutar a vida com alegria

          A viuvez é um período difícil para o cônjuge que fica, pois além de ter que lidar com a dor da perda necessita consolar e cuidar dos filhos. É um novo começo, um novo aprendizado, sem a importante figura feminina ou masculina no lar. Para muitos é um processo extremamente doloroso e que em muitos casos culmina no quadro clínico de depressão. A Igreja Batista da Lagoinha, desde 2009, ajuda mulheres a enfrentar o luto oferecendo a elas um lugar de refúgio, onde encontram forças para vencer a dor da ausência do esposo por meio do amor do Senhor.
          Para ser o apoio e o instrumento de Deus para ajudar as viúvas, o pastor Márcio Valadão escolheu a pastora Margareth Souza, viúva há 22 anos. “Foi um desafio e uma honra, pois teria que contar a minha história a outras mulheres, para que soubessem que não estavam sozinhas na viuvez e ainda fazer com que meus filhos compreendessem que ficaria mais tempo fora de casa, para dedicar tempo ao ministério”, conta a pastora Margareth.
          O ministério viúvas em ação, que funciona na Casa rosada, recebe mulheres que perderam seus maridos em diversas circunstâncias, e muitas chegam feridas, amarguradas, sem esperança e a ponto de desistir de viver, mas logo são envolvidas pelo amor de outras viúvas e ensinadas a recomeçar a vida apoiadas em Jesus. “Sempre digo às mulheres que o plano de Deus para os maridos terminou, mas que para a vida delas ainda não acabou. Deus quer usá-las para serem companheiras, oferecerem um ombro amigo, serem aquelas que levam carinho, consolo e a Palavra para quem precisa”, explica a pastora.
          As “meninas”, como a pastora Margareth apelidou carinhosamente as viúvas, não ficam paradas. Todas as sextas, às 14h, na Casa rosada, elas se encontram na Célula para adorarem a Deus e aprender mais da Palavra e todo segundo sábado de cada mês, na Casa da Honra, para fazerem um lanche especial. Além disso, as viúvas fazem diversas viagens, realizam visitas a outros ministérios, participam de acampamentos e seminários. “Elas são super animadas! Aqui elas descobriram a vida”, comenta a pastora.
          E quem redescobriu a vida no Ministério Viúvas em Ação foi à senhora Sôniamaria do Carmo, 62, viúva desde 2010. Quando recebeu dos filhos a notícia de que o marido havia falecido no hospital devido à complicações de uma pneumonia, o único pedido de Sôniamaria era para que Deus a levasse também. “Nós tínhamos uma vida juntos. Foram 60 anos de história somando casamento, tempo de infância e adolescência. Ele era meu amigo, marido, amante e filho. Ele era tudo o que eu tinha. Perdi minha mãe e meu pai e não senti tanto quanto perdê-lo,  pois o tinha ao meu lado.”, conta Sôniamaria. Entretanto, ao conhecer o ministério, Sôniamaria encontrou o amor de Jesus, recebeu a salvação e está em processo de cura para ficar livre da depressão. “Só Deus sabe o quanto preciso estar aqui. As meninas viraram minha família. Há um ano queria morrer, hoje, quero viver”, compartilha.
          As amigas, Terezinha Lameira, viúva há 20 anos, e Lourdes de rezende, viúva há 10 anos, também descobriram no ministério uma família e construíram uma amizade que tem sido essencial para vencerem as dificuldades do dia a dia. “Quando estou triste, ligo para a Terezinha e da mesma forma ela também me liga. Isso ajuda a gente a gostar e aceitar a vida, saber que o nosso tempo passa e que, por isso, devemos aproveitá-lo”, conta Lourdes.
          A pastora Margareth ressalta que essa grande família está aberta para a entrada de novas membras e que no espaço semanal do Ministério Viúvas em Ação, as mulheres entenderão que não estão sozinhas, pois o Senhor tem cuidado de cada viúva. “Viúva, o Senhor diz em Isaías 54: “Porque o teu Criador é o teu marido”, por isso você não está desprezada e abandonada. Não é necessário andar de luto constante. Toda vez que bater saudade você vai chorar, mas vai saber que seu esposo agora está com o Senhor. Pergunto a você viúva: o que vai fazer com o que Deus lhe acrescentou de vida?”, desafia a pastora.

Fonte: www.lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário