Visitantes:

quinta-feira, 28 de março de 2013

A letra mata, mas o espírito vivifica.

Pr. João Roberto
Igreja Verbo da Vida - Campina Grande - PB

          Um crente nascido de novo pode vencer o pecado. O apóstolo Paulo em Romanos nos diz que o pecado não tem mais domínio sobre vós, porque você não está debaixo da lei, mas debaixo da graça. Um crente que não vence o pecado é porque está relaxando na sua condição de filho de Deus, não é porque o pecado é muito forte. Porque se ele decidir enfrentar o pecado com as armas de Deus vai vencer e, vai vencer fácil.
          Temos o dever de viver uma vida digna do Senhor.
          O apóstolo Paulo não ficou apenas esperando ele orou pedindo e, eu quero animar você a orar por sua vida. Porque se você não ora bem por você, certamente você não vai orar bem pelos outros, mas se você é uma pessoa de oração e você ora, tem a sua vida de comunhão com Deus, você vai ser útil como intercessor. Orando por outras pessoas.
          Você pode e deve orar por você esta oração de Paulo: “Desde o dia em que eu ouvi não cessei de dar graças a Deus e de orar para que você transborde do pleno conhecimento” (Efésios 1.17).
          Existe uma condição que muitos não conseguem entender. Existe a informação natural que a Bíblia identifica como “a letra” e existe uma informação espiritual que é identificada como “espírito”. A letra mata, mas o espírito vivifica (II Coríntios 3.6).
          A letra é transmitida e todos vão participar com atitude correta ou não. Com o coração aberto ou não. Mas o espírito, a revelação e o entendimento só acontecem na vida daqueles que correspondem com aquela condição básica esperada por Deus.
          Se atentarmos para a Bíblia, perceberemos que boa parte das pregações de Jesus para alguns ouvintes era apenas a parte natural. Em um momento Jesus disse: “Eu vou derrubar esse templo e em três dias eu vou restaurar”. E ao invés deles entenderem a mensagem, disseram: “Como pode derrubar um prédio desse em três dias?”.
          Ou seja, Jesus falando uma mensagem espiritual e eles apenas apegados a informação natural.
          O que faz uma pessoa estar em uma igreja e não conseguir participar da revelação? Atitude.
          Os discípulos chegaram a perguntar: “Jesus por que você fala por parábolas?”.  Porque uma parábola que não tem compreensão é letra, história.
          Então, Jesus responde: “É porque esse povo me escuta de má vontade. Eles não conseguem entender. Eles têm olhos, mas não veem”. Vêem o quê? A parte espiritual.
          “Eles têm ouvidos, mas não ouvem”. O quê? A parte espiritual. Porque ouvindo a voz de Jesus eles estavam. Ouvindo as historias estavam. Mas, a parte espiritual, a revelação, a compreensão, estavam privados.
          O que leva uma pessoa a estar classificada para isso não é o chamado. Porque tem pessoas que pensam assim: essa pessoa se converteu agora, mas olha como ela está envolvida, isso é o chamado que Deus tem na vida dela.
          E isso a faz pensar que lhe dá o direito de se excluir. “Eu não tenho direito, porque não tenho chamado”. Mas, a verdade é que todos os que nasceram de novo estão chamados no corpo de Cristo. Os ministérios, as vocações são diferentes, mas o acesso não. O acesso é igual, de filho.
          Sim, o que eu faço no ministério é diferente de outras pessoas. Até mesmo ministros, por causa da unção ministerial que eu tenho. Por exemplo, eu vou utilizar três dons ministeriais diferentes: Estou chamado no ministério pastoral, a unção que opera na minha vida é para o pastoreio, mas vejo que em outras pessoas o que fica evidente é o chamado de mestre, porque são mestres. É necessário, somos diferentes, e atuamos em chamados diferentes. Somos diferentes, porém todos necessários.
          O que difere um crente de outro é a maturidade, mas todos podem chegar à perfeita varonilidade ou a maturidade.
          Não pense que os cinco dons ministeriais vão ter uma preferência diante de Deus. São responsabilidades diferentes, mas os direitos são iguais.
          Você precisa orar para que o seu entendimento seja iluminado e que transbordes no pleno conhecimento de Deus em toda sabedoria e entendimento espiritual.
          Você precisa perseverar. As coisas de Deus precisam de perseverança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário