Visitantes:

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Jornalistas australianos que entrevistaram Suruwahá serão ouvidos no Senado Federal.


Jornalista Paul Rafalle foi recebido pelo senador Msgno Malta
Jornalista Paul Rafalle foi recebido pelo senador Magno Malta













A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou requerimento do senador Magno Malta (PR/ES) para esclarecer denúncias de documentário feito em aldeia isolada na Amazonas


          Nesta quinta-feira , às 14h30, a CDH do Senado Federal  vai ouvir, por iniciativa do senador Magno Malta, os jornalistas australianos Paul Rafalle e Tim Noonan, a respeito de sua experiência com os índios Suruwahá, durante a realização do documentário Amazon's Ancient  Trible - First Contact. “Existem informações que precisam ser apuradas e investigadas”, disse Magno Malta.
          A área indígena Suruwahá fica no Sudoeste do Amazonas. O grupo, que vive isolado na floresta, é formado por cerca de 140 pessoas e possui idioma único. O documentário, realizado em 2011, foi exibido no canal 7 inglês e amplamente reproduzido na internet.
          Na matéria Amazon's Ancient Trible (Antiga Tribo da Amazônia), os repórteres Tim Noonan e Paul Raffale afirmam que os suruwaha cometem infanticídios. Eles declararam que esses indígenas acreditam que as crianças recém-nascidas de mães solteiras ou  doenças são maus espíritos e que, portanto, devem ser queimadas ou abandonadas na selva para serem devoradas por animais selvagens. A reportagem declara que esses indígenas vivem na “Idade da Pedra”.
          De fato, antigamente, os suruwahá cometiam  infanticídios, mas a prática foi abandonada há anos, segundo antropólogos brasileiros. “É por causa destas denúncias é que vamos ouvir os jornalistas australianos que passaram vários dias na aldeia e entrevistaram os índios considerados primitivos”, finalizou Magno Malta.

Fonte: Assessoria de Imprensa (http://www.magnomalta.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário