Visitantes:

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Crendo com o coração – Parte I


          Uma das maiores alegrias que devemos ter é ir à igreja, usufruir da  comunhão com os irmãos, e você não deve desperdiçar as oportunidades. A Bíblia diz que aquele que fica isolado busca os seus próprios interesses e se levanta contra a verdadeira sabedoria. Isso é atitude de tolo.
          Na igreja encontramos os irmãos e desfrutamos também da presença do nosso Deus. Nosso Pai, aquele cujo propósito da nossa vida é honrá-lo e a Bíblia nos diz que Deus é Espírito e aqueles que o adoram, adore-O em Espírito e em verdade.
          A Palavra de Deus nos diz que O justo vive pela fé. E isso independe do tempo de crente que temos.
          A única diferença entre o novo convertido e o crente mais antigo é a responsabilidade por já ter ouvido mais da Palavra de Deus. Ou seja, o “estreito” na vida dele é maior. A quem muito é dado, muito é cobrado.
          Examine a você mesmo para ver se você está na fé.
          “Se vivermos no espírito andemos também no espírito”. (Gálatas 5.25)
          Tem muitas coisas na igreja que se tornaram frases de efeito ou frases religiosas, que fazem parte da linguagem evangélica e, muitas vezes, corremos o risco de mantermos a linguagem ou as frases, mas negando a verdade que está contida nela.
          O versículo que você apenas confessa, mas não pratica, você está negando o poder daquele versículo. Essa é a razão de muitos confessarem, mas não veem os versículos acompanhá-los, porque boa parte daquilo é apenas linguagem superficial, religiosa e está desvinculada desse conjunto espiritual que é crer com o coração e falar com a boca.
          Esse “crer com o coração” envolve um compromisso de responsabilidade a uma verdade que você abraçou. Não é algo que você está apenas simpatizado. Esse crer com o coração é algo forte que vai te conduzir a agir. Não é um crer mental, uma fé na mente, que infelizmente muitos tem substituído tomando o lugar da fé bíblica.
          A fé mental é como um programa pirata, não está carregada com o poder de Deus. Essa fé não dá para fazer download com Deus. Não dá para ser assistido por Deus.
          E muitos dizem: “- Mas eu creio em Deus“. Porém, estão desvinculados do crer com o coração. Porque este crer está dentro de uma condição de responsabilidade. De compromisso em agir.
          “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”. (II Coríntios 13.5)
          Irmãos, eu sei que o meu sucesso e a minha continuidade está na perseverança dessa observação. Ou seja, examinar a mim mesmo.
          Ás vezes, percebo que estamos satisfeitos por estarmos sendo usados por Deus.Sabemos que Deus usou Nabucodonosor, usou até uma jumenta, mas isso não quer dizer que Deus os aprovou. E muitas vezes, as pessoas dizem: “- Deus me usou, eu ministrei e uma pessoa recebeu Jesus”. Amém, isso é bom, mas o essencial é que Deus possa olhar para a sua vida e aprová-la.
          E uma das condições essenciais para você ser aprovado é a sua fé. Afinal, “o justo vive pela fé. E se ele retroceder a minha alma não tem prazer nele” (Hebreus 10.38). Agora, imagina uma pessoa dentro da igreja sem Deus estar tendo prazer nela.
          Talvez alguém pense: “- Mas eu estou ligado a um departamento, pergunte ao meu líder”. Tudo isso é importante, contudo devemos obedecer a ordem de valores. ”O meu justo vive pela fé”.
          Somos participantes de uma igreja que prega fé. No entanto, o meu cuidado é que você não fique acostumado com a forma religiosa da linguagem da fé. Negando o poder. Eu te digo isso porque quando eu vou me “lavar” na Palavra encontro esse tipo de resíduo, de sujeira.
          O que acontece quando você vai tomar um banho e você percebe poeira de carvão? Você percebe as cinzas e identifica que deve ter alguma coisa queimando por perto. Então, eu identifico esses ataques que a condição do mundo trás para que a gente fique acostumado com uma vida religiosa que toca nas coisas de maneira superficial, mas quando fala nesta estrutura do crer em Deus nada está bem formado e estabelecido. Porque o crer em Deus tem características e eu vou te apresentar algumas para que você possa aferir, examinar a si mesmo se realmente está na fé.
          Falaremos mais sobre isso no próximo texto.

Fonte: http://verbodavida.org.br/ministerio/ministerio-colunistas/diretoria-joaoroberto/crendo-com-o-coracao-parte-i/

Nenhum comentário:

Postar um comentário