Visitantes:

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Família e Igreja bem cuidadas.

         
          O ministro deve governar bem a própria casa. Você tem governado bem a sua casa?
          Existem muitas pessoas que administram bem a sua casa, que sabem conduzir as coisas de uma forma diligente. Porém, nem todos que governam bem a sua própria casa serão chamados para o ministério. Nem todo mundo que cuida bem da sua casa vai ser um ministro. Mas, todo ministro tem que cuidar bem e governar a sua casa.
          Se alguém não sabe cuidar da sua casa como essa pessoa irá cuidar da Igreja de Deus?
          Se ele não sabe governar a sua casa, não saberá cuidar da Igreja de Deus.
          Se existem coisas que eu sei e não estou fazendo isso significa que no meu ministério também existem coisas que precisariam ser feitas e não estão sendo feitas. Ainda que seu ministério aparente ser bem sucedido, por mais que você tenha tido sucesso nas coisas que tem feito, você não chegou ao seu limite e sei que você pode fazer mais e melhor.
          Ainda que você se veja aprovado em muitas coisas, se na sua casa existem coisas que você pode fazer melhor, tenha certeza que agindo melhor em casa, agirá melhor no ministério. Não o contrário. Primeiro fazemos em casa, depois no ministério.
          Não pense: “- Bem, eu vou focar no ministério e as coisas em casa eu vou deixar de qualquer jeito, e a minha esposa vai ‘segurando a onda’”. Não funciona assim!
          Organização e excelência é uma visão. É uma maneira de você conduzir a sua vida. É uma marca que você deixa em qualquer lugar que você ponha as mãos. É um estilo de vida.
          Se em sua auto avaliação você não se enxergar como uma pessoa organizada, se você percebe em si mesmo deficiências nessa área, você precisa corrigir.
          Não se acomode pensando que você nasceu assim, que faz parte da sua personalidade, porque isso (desorganização) não tem nada a ver com personalidade. Tem a ver com disciplina e treinamento pessoal. São coisas que você se determina a fazer e faz.
          Nós herdamos muitas vezes o jeito de fazer as coisas. Aprendemos com os nossos pais, no ambiente em que fomos criados, uma maneira de fazer as coisas, e muitas vezes uma forma ruim de fazer as coisas. Mas, pela Palavra de Deus nós fomos resgatados dessa vã maneira de viver (que porventura tenhamos herdado dos nossos pais). Porque ela não nos levará a lugar nenhum.
          Então, aquilo que você aprendeu dos seus pais não tem necessariamente que continuar com você. O que é bom continua, você aproveita, mas o que não é bom, você deixa de lado.
          Seguindo para uma visão de excelência, caminhe fazendo as coisas com diligência, zelo e cuidado. É nesse nível que nós fomos chamados para andar.
          “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes”. (Tito 1.5-6)
          Nesse texto Paulo está falando que um dos critérios para que tanto Timóteo quanto Tito levantassem ministros seria observar se esses tinham uma estrutura familiar bem fundamentada. E que eles fossem aprovados nessa estrutura.
          Você que tem família, mulher e filhos, lida com problemas que são tão complexos quanto administrar uma igreja. Embora a escala seja menor (em número de pessoas), não quer dizer que você lide com menos problemas e situações. Mas, a complexidade é muito parecida.
          Por isso, Paulo fez esse paralelo da casa com a igreja. Se ele é um bom esposo e bom pai, ele vai cuidar bem da igreja.
          Como está a sua organização pessoal em casa?
          Como você administra as suas coisas pessoais?
          Faça esta auto avaliação e seja abençoado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário