Visitantes:

domingo, 20 de novembro de 2011

Compromisso da Cidade do Cabo - Parte 2.

Prâmbulo

          Como membros da Igreja de Jesus Cristo em todo o mundo, afirmamos com alegria nosso compromisso com o Deus vivo e com seus propósitos de salvação através do Senhor Jesus Cristo. Por ele, renovamos nosso compromisso com a visão e os objetivos do Movimento Lausanne.
          Esta afirmação significa duas coisas:
          Em primeiro lugar, mantemos nosso compromisso com a tarefa de testemunhar a todo o mundo sobre Jesus e todos os seus ensinamentos. O primeiro Congresso Lausanne (1974) foi convocado para a tarefa da evangelização mundial. Entre suas maiores contribuições para a Igreja mundial estão: (i) O Pacto de Lausanne; (ii) uma nova consciência do número de povos não alcançados; e (iii) uma nova percepção da natureza holística do evangelho bíblico e da missão cristã. O segundo Congresso Lausanne, em Manila (1989), deu origem a mais de 300 parcerias estratégicas na evangelização mundial, muitas, inclusive, envolveram cooperação entre nações de todas as partes do globo.
          E em segundo lugar, mantemos nosso compromisso com os principais documentos do Movimento – O Pacto de Lausanne(1974) e o Manifesto de Manila (1989). Estes documentos exprimem claramente as verdades fundamentais do evangelho bíblico e aplicam essas verdades à nossa missão prática por meios que continuam relevantes e desafiadores. Confessamos que não temos sido fiéis aos compromissos assumidos nos referidos documentos. Mas nós os reafirmamos e os apoiamos, à medida que procuramos discernir como devemos expressar e aplicar a verdade eterna do evangelho neste mundo, nossa própria geração, que está em constante mudança.

As realidades da mudança

          Praticamente todas as coisas relacionadas ao modo como vivemos, pensamos ou nos relacionamos uns com os outros estão se transformando a um ritmo acelerado. Para o bem ou para o mal, sentimos o impacto da globalização, da revolução digital e da mudança no equilíbrio do poder econômico e político no mundo. Alguns fatos que enfrentamos nos trazem tristeza e ansiedade – a pobreza global, a guerra, os conflitos étnicos, as doenças, as crises ecológicas e as mudanças climáticas. Mas uma mudança importante no mundo de hoje é motivo de alegria – o crescimento da Igreja global de Cristo.
          Prova disso é o fato do Terceiro Congresso Lausanne ter sido realizado na África. Pelo menos dois terços dos cristãos de todo o mundo hoje vivem no sul e no leste global. A realização do nosso Congresso na Cidade do Cabo refletiu a enorme mudança do cristianismo no mundo, neste século, desde a Conferência Missionária de Edimburgo, em 1910.
          Estamos felizes com o crescimento espantoso da Igreja na África e nos alegramos por ter nossos irmãos e irmãs africanos como anfitriões deste Congresso. Ao mesmo tempo, não poderíamos ter nos reunido na África do Sul sem a lembrança dos anos de sofrimento sob o regime apartheid. Assim, damos graças pelo progresso do evangelho e pela justiça soberana de Deus operante na história contemporânea, embora ainda lutemos com o atual legado do mal e da injustiça. Este é o duplo testemunho da Igreja e o seu papel em todo o lugar.
          Devemos responder às realidades da nossa própria geração através da missão cristã. Também devemos aprender com esta associação entre sabedoria e erro e entre conquista e fracasso, que herdamos das gerações passadas. Honramos e lamentamos o passado e nos envolvemos com o futuro, em nome do Deus que tem toda a história em suas mãos.

Realidades Inalteradas

          Em um mundo que trabalha para reinventar-se a um ritmo sempre acelerado, algumas coisas permanecem as mesmas. Estas verdades tão importantes fornecem o raciocínio bíblico para o nosso engajamento missionário.
          • Os seres humanos estão perdidos. A condição humana subjacente continua sendo a que a Bíblia descreve: estamos em pecado e rebelião, sob o justo juízo de Deus e, sem Cristo, não há esperança para nós.
          • O evangelho é a boa nova. O evangelho não é um conceito que precisa de ideias novas, mas uma história que precisa ser contada de maneira renovada. É a história inalterada do que Deus fez para salvar o mundo, acima de tudo, nos eventos históricos da vida, morte, ressurreição e reinado de Jesus Cristo. Em Cristo há esperança.
          • A missão da Igreja continua. A missão da igreja continua até os confins da terra e até o fim do mundo. Chegará o dia em que os reinos do mundo se tornarão o reino do nosso Deus e do seu Cristo e Deus habitará com sua humanidade redimida na nova criação. Até esse dia, a participação da Igreja na missão de Deus continua, em feliz urgência, e com novas e emocionantes oportunidades em todas as gerações, inclusive a nossa.

A paixão do nosso amor

          Esta Declaração é construída na linguagem do amor. O amor é a linguagem da aliança. As alianças bíblicas, antiga e nova, são a expressão do amor e da graça redentora de Deus alcançando a humanidade perdida e a criação deteriorada. Em troca, essas alianças pedem o nosso amor. O nosso amor se manifesta na confiança, na obediência e no compromisso apaixonado com o Senhor da nossa aliança. O Pacto de Lausanne definiu a evangelização como “toda a Igreja levando todo o evangelho para o mundo todo”. Esta ainda é nossa paixão.
          Por isso renovamos esta aliança afirmando mais uma vez:
          • Nosso amor por todo o evangelho, como a boa nova gloriosa de Deus em Cristo, para cada dimensão de sua criação, pois tudo foi destruído pelo pecado e pelo mal;
          • Nosso amor por toda a Igreja, como povo de Deus, redimido por Cristo, reunido de todas as nações da terra e de todas as eras da história, para partilhar a missão de Deus no presente e glorificá-lo para sempre no porvir;
          • Nosso amor por todo o mundo, tão distante de Deus, mas tão próximo do seu coração, o mundo que Deus tanto amou, a ponto de dar Seu único Filho para sua salvação.
          • Tomados por esse amor tríplice, nós renovamos nosso compromisso de ser a Igreja em sua plenitude, de crer, obedecer e compartilhar todo o evangelho e de fazer discípulos de todas as nações.

Fonte: www.lausanne.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário