Visitantes:

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Os verdadeiros “Bereanos”.

Perilo Borba
Pastor auxiliar na IEVV sede em Campina Grande-PB e professor do Rhema Brasil

          “Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim” (Atos 17.11)
          Infelizmente, muitos interpretam de uma forma equivocada o versículo acima. Os Bereanos, classificados por Lucas (escritor de Atos) como mais nobres do que os exemplares Tessalonicensses, são tidos, para muitos, erroneamente, como críticos doutrinários.
          O que os Bereanos faziam não era fiscalizar o que ouviam. Eles não eram críticos, como, infelizmente, alguns são e utilizam-se deste versículo para se classificar como “mais nobre”. Mas, estes não são “Bereanos” verdadeiros.
          É bem verdade que eu também considero um ato nobre você saber julgar todas as coisas que ouve (as coisas ouvidas, não as pessoas que falaram) e reter o que é bom. Paulo ensinou isto aos próprios Tessalonicensses (I Ts. 5.21). Os Bereanos foram considerados mais nobres porque, embora os Tessalonicensses também tenham recebido a Palavra (e com alegria em meio a muita tribulação – I Ts. 1.6), eles examinaram as escrituras para conferir o que receberam. mas, infelizmente, muitos que pensam que agem como eles, estão examinando apenas para julgar e não retém nada, quando há, muitas vezes, muito o que reter.
          Os verdadeiros “Bereanos” (aqueles que são nobres como os cristãos de Beréia citados por Lucas em Atos 17.11) são os que:
          - Recebem a Palavra com toda avidez,
          - Examinam as Escrituras todos os dias para ver se as coisas são, de fato, assim.
         A palavra grega traduzida por “receber” em português, é “dechomai”. Alguns dos significados dela são: Agarrar e tomar posse. Essa mesma palavra grega foi utilizada por Paulo em I Corintios 2.14, e traduzida em várias versões portuguesas como “aceitar”: “O homem natural não ACEITA as coisas do Espírito de Deus porque lhe são loucura”. Já os espirituais, eles “dechomai” pelo Espírito. Eles aceitam, recebem, agarram e tomam posse.
          A Palavra de Deus não pode ser recebida pela mente natural, senão ficará limitada. Ela precisa ser agarrada pelo nosso espírito. Precisamos guardá-La no mais íntimo do nosso coração (espírito). Não é um filtro ou julgamento mental, mas espiritual. É por isso também que quando ouvimos uma doutrina falsa, fora do contexto da Palavra de Deus, percebemos um freio e um incômodo no nosso espírito, é o que chamamos “voz da consciência”.
          Como os Bereanos a recebiam, agarravam e tomavam posse da Palavra? Com avidez. O que significa: zelo, entusiasmo, inclinação e disposição.
          A minha pergunta é: Como nós temos recebido a Palavra? Lembrando que, antes de recebê-la, é necessário ouvi-la ou lê-la. Como temos ouvido-a? Como temos lido-a? É preciso avidez, zelo, entusiasmo, inclinação e disposição. Pedro falou que devemos desejá-la como os recém-nascidos desejam o leite materno. Independente de que o locutor seja “Paulo” ou “Apolo”.
          Você já viu como um recém-nascido deseja o leite materno? Eu ainda não sou pai, mas já presenciei algumas cenas com primos e filhos de amigos. Quando o bebê está com fome, ele chora, esperneia, grita e continua chorando até que seja amamentado. Isso é fome de verdade! E é essa fome que devemos ter para receber a Palavra de Deus.
          A ponto de, durante toda a semana, todos os dias, examinarmos, voltarmos a ler, voltarmos a ouvir, meditarmos novamente, comermos novamente aquela mesma Palavra, confirmando no nosso espírito: É isso mesmo! Isto é a verdade! Afinal, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, ouvir, ouvir, ouvir, ouvir… a Palavra de Deus.
          O que acho mais interessante é que, segundo Atos 17.11, os Bereanos não examinaram as Escrituras enquanto a estavam recebendo. Pode até ser que tenham feito isto, mas Lucas não registrou. A ordem foi: Receberam e Examinaram. Ou seja, recebeu e manteve o que recebeu, ou, continuou recebendo diariamente!
          Volto a dizer, é necessário ter um julgamento sobre tudo o que ouvirmos, não podemos engolir qualquer doutrina ou qualquer coisa que digam que é a Palavra de Deus. Devemos observar se aquilo concorda com o contexto de toda a Bíblia, se há duas ou três passagens que confirmem aquilo nas Escrituras. Entretanto, além do bom senso para manejar bem a Palavra da verdade, é necessário também muito cuidado para não ficarmos apenas como excelentes juízes, mas sendo recebedores medíocres.
          Aprendamos a receber! Independente do quanto você já conhece da Palavra de Deus, sempre haverá mais para se conhecer e sempre será necessário ouvir de novo o que já se recebeu. Mantenhamo-nos recebendo, apegando-nos com mais firmeza as verdades já ouvidas, para que delas, em tempo algum, nós nos desviemos delas (Hb. 2.1).
          Sejamos equilibrados!
          Não seja um crítico do que é mal, seja um recebedor do que é bom. Criticar nunca foi e nunca será uma nobreza. Mas, receber e examinar o que se recebeu para manter aquilo é sim um nobre ato e uma sábia prioridade!

Fonte: http://verbodavida.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário