Visitantes:

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

País da Semana: Congo.


Clame pelo país que enfrenta décadas de conflitos entre as etnias

          Há cerca de seis meses, um grupo radical da República Democrática do Congo, chamado 23 de Março (M23) se rebelou contra o governo congolês e começou uma ofensiva pelo leste do país tomando domínio de aeroportos e cidades, sequestrando mulheres e crianças.
          Ação essa condenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) por estarem cometendo “graves” violações dos direitos humanos. Na última quarta-feira (28/11), uma criança de 12 anos teve o braço amputado depois de ser atingido por uma bala.
          O Movimento 23 de Março (M23) foi criado por militares que participaram da rebelião anterior na década de 2000, e entraram para o exército em 2009, após um acordo de paz. Eles reclamam que governantes de Kinshasa (capital) não respeitaram os compromissos.
          O movimento agora diz que pretende “libertar” o país inteiro e rejeitou um pedido de nações regionais para sair de Goma. A cidade fica às margens do lago Kivu, leste do país, e perto da fronteira com Ruanda. Tem 300 mil habitantes e milhares de refugiados.
          Desde o início dos conflitos, em 1996, um total de 6 milhões de pessoas já foram mortas na República Democrática do Congo. Hoje, a média de mortos é de 54 mil por mês. Os conflitos têm origem nas disputas étnicas entre Tutsis e Hutus, marcados por rivalidade e separatismo.
          Além da violência por armas, tanto rebeldes quanto o exército congolês usam da violência sexual para intimidar o adversário. Segundo a ONU, 22% dos homens e 30% das mulheres do Congo já foram vítimas de violência sexual em ataques relacionados ao conflito, segundo números de 2010. E a cada cinco minutos, três mulheres são estupradas no país.

Desafios de Oração

          Ore pela intervenção dos anjos do Senhor para libertar as mulheres e crianças mantidas em cativeiro pelos rebeldes;
          Clame pela paz plena entre as etnias, entre o governo e o grupo M23;
Interceda pelas famílias de pessoas que sofreram traumas por abusos sexuais para que sejam curadas pelo Espírito Santo;
          Repreenda o espírito de inimizade e guerra;
          Profetize a salvação dos congoleses;
          Clame ao Senhor que libere sobre os corações a piedade, amor, misericórdia e unidade sobre o povo congolês.

Capital :Brazzaville
Moeda : Franco CFA
Governo : República Presidencialista
Populaç ão: 3,8 milhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário