Visitantes:

55066

terça-feira, 11 de setembro de 2012

OMS cobra mais ações de prevenção.

Jornal da Câmara | Saúde | 11 de setembro de 2012, Belo Horizonte/BH

Brasília. No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu mais ações na prevenção de casos de pessoas que tiram a própria vida. A estimativa é que quase 3 mil pessoas cometam suicídios todos os dias no mundo - um a cada 40 segundos.
Segundo a entidade, essas iniciativas são de responsabilidade coletiva e devem ser lideradas por governos e sociedade civil. O suicídio responde como uma das três principais causa de morte entre pessoas economicamente ativas com idade entre 15 e 44 anos.
Apesar de poder ser prevenido, o suicídio é uma das três principais causas de morte entre pessoas economicamente ativas com idade entre 15 e 44 anos e como a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 19 anos. Os idosos, segundo a OMS, também apresentam alto risco de cometer suicídio.
As recomendações integram o documento Public Health Action for the Prevention of Suicide (Ação de Saúde Pública para a Prevenção do Suicídio), lançado pela instituição para incentivar debates pela passagem da data. A publicação, em inglês, está disponível no site da entidade.
Em 2006, o Ministério da Saúde publicou uma portaria que instituiu as Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio, a serem implantadas em todos os estados e no Distrito Federal. A ideia é que cada ente federado desenvolva estratégias de promoção de qualidade de vida, de proteção e recuperação da saúde e de prevenção de danos, além de promover a sensibilização de que o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário