Visitantes:

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Debate.


Esta imagem é um pintura de Michelângelo no teto da Capela Sistina, situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa, no Vaticano, e famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, decorada em afrescos pintados pelos maiores artistas da Renascença.

O que você percebe nesta figura?

O que ela pode ter a ver com a seguinte passagem bíblica: "Em seguida, derramou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que estava em sua cintura. Aproximou-se de Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais me lavar os pés?". Respondeu-lhe Jesus: "O que faço agora, não podes compreender, todavia o compreenderás mais tarde". Disse-lhe Pedro: "Senhor, jamais me lavarás os pés!". Ao que Jesus lhe advertiu: "Se Eu não lavar os teus pés, tu não terás parte comigo". Rogou-lhe Simão Pedro: "Senhor, lava não somente meus pés, mas também , as minhas mãos e a minha cabeça". (João 13.5-9)

Esperamos seu comentárío e contamos com sua participação.
Fiquem na paz.

Um comentário:

  1. Jesus, que já existia antes da fundação do mundo (Jo 1: 1-3; 8: 58), aparece em toda a sua glória, cercado por anjos, fazendo uma conexão com o homem. No encontro de seus braços e dedos, Jesus se mostra como o Caminho entre Deus e o homem e ao mesmo tempo transmite sua vida a ele. Jesus lhe mostra que a salvação vem de uma ação dEle para o homem, que necessita dar uma resposta àquilo que o Mestre lhe oferece e propõe.
    No caso específico do texto, Jesus mostra pelo seu exemplo ao lavar e enxugar os pés dos dicípulos. A primeira atitude partiu dEle, seguida de uma resposta imediata dos dicípulos, aceitando ou rejeitando. No caso, Pedro a princípio se negou a receber a proposta, não se sentindo digno talvez por estar ligado às tradições humanas (Um mestre não lava pés de subordinados, pois a regra é inversa). Então Jesus o adverte dizendo que se ele não lavar seus pés, não terá parte ou comunhão com Ele. E Pedro se rende, pedindo que lave seus pés, mãos e cabeça. Pedro praticamente pede um banho completo. E Jesus lhe diz que “aquele que se banhou não necessita de lavar senão os pés”(Jo 13:10) ou ter os pés lavados por Jesus.

    No caso específico do texto, a proposta é uma vida de constante amor e serviço ao próximo (lavar os pés uns dos outros) guiados pela Lâmpada da Palavra de Deus, sendo renovados por ela (deixar que Jesus lave nossos pés primeiro). Com isso aprendemos que o “lavar os pés” está ligado a seguir o Novo e Vivo Caminho (Hb 10:20), reproduzindo o que dEle aprendemos, como seus dicípulos. (Jo 13: 35)

    ResponderExcluir