Visitantes:

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Onde está Deus quando preciso?

     Nestes meus 36 anos de ministério, durante muitas viagens tive a oportunidade de "encher os olhos" com as lindas paisagens deste país. Já andei pelas areias brancas das praias de Maceió; já nadei nas águas cristalinas das exuberantes praias de Santa Catarina; já me extasiei inúmeras vezes com a visão das majestosas montanhas e vales do Rio Grande do Sul; já vivi a experiência inesquecível de descer rios do Amazonas e do Pantanal, no Mato Grosso. A natureza brasileira explode em belezas extraordinárias. A majestade e a grandeza de Deus se refletem nesta terra, através da sua criação.
     Contudo, observando nossa realidade social, descobrimos que há dor e sofrimento, seja na área rural ou nos grandes centros. Vemos crianças abandonadas, mendigando nos semáforos; sequestros e assaltos diários. Uma jovem, casado há seis meses, morre de câncer; um casal perde a vida em um acidente provocado por um motorista bêbado, deixando quatro filhos órfãos - são exemplos de sofrimento, dor e tristeza que assolam a vida de muitas pessoas, no mundo inteiro.
     A dor e o sofrimento levam o ser humano a questionar suas crenças sobre Deus. Nossas perguntas são mais ou menos estas: será que o Senhor tem realmente poder? Eu sei que ele tem poder, mas será que ele quer fazer isso? Por que tenho a impressão de que ele não se preocupa comigo? Onde está Deus quando eu mais preciso dele? Conheço muito bem essas e outras perguntas, pois também as faço em meio ao sofrimento e perplexidades. Surpreso? Se Davi expressou suas dúvidas quando em sofrimento (Salmo 38.9,10), quanto mais nós!? Certa vez os discípulos de Jesus apontaram para um cego e perguntaram: ...quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? (João 9.2). Esta foi a resposta de Jesus: Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida  dele... (João 9.2). Paulo orou três vezes pedindo a Deus que tirasse seu "espinho na carne". O Senhor não respondeu como ele queria, porém lhe ofertou sua graça. E assim o apóstolo aprendeu a viver na graça de Deus (1 Coríntios 12.7-10).
     Em relação a minha própria dor, esses exemplos ajudam-me a reconhecer que Jesus a tomou sobre si (Isaías 53.4). O fato de ele ter morrido na cruz, não me impede de sofrer, porém, ele me conforta ao dizer: Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (João 16.33). E, além disso, garantiu a nós, seus filhos, que viveremos com ele em um futuro onde a dor não existirá mais.

     Pense nisso: Deus é tão bondoso que não pode ser cruel e tão sábio que não pode errar. Confie nele!

Fonte: Devocional para Casais; Jaime e Judith Kemp; Editora Hagnos; 2009; pág. 264.

Nenhum comentário:

Postar um comentário